Programa de Qualidade da ABIC registra um aumento de 35% no número de produtos certificados nos últimos quatro anos

A preocupação dos consumidores em buscar cafés certificados é um dos principais motivos que levam as marcas a aderirem ao programa

Aumento certificações ABIC
Crédito: Freepik
19/11/2021
Publicado em

Estimular o consumidor a buscar por cafés de qualidade é uma das motivações da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), cujos programas de certificação auxiliam nessa educação. O Programa de Qualidade da ABIC – PQC, responsável por conceder o Selo de Qualidade, registrou um aumento de 35% no número de produtos participantes nos últimos quatro anos, o que reflete o esforço da Associação.

Dentre os motivos que provocaram esse crescimento, o principal é a preocupação dos brasileiros com a qualidade da bebida, tão querida e fundamental no dia a dia. Afinal, os coffee lovers já sabem que café não é tudo igual. Essa consciência, por sua vez, incentiva as marcas a buscarem pela certificação. A cultura a favor da qualidade está cada vez mais amadurecida, o que é positivo para todos.

Segurança: um quesito do qual não se deve abrir mão

Quando falamos em café, o sabor é a primeira palavra que vem à cabeça das pessoas, seguido por aroma. Porém, qualidade deve ser sempre o primeiro quesito a ser avaliado na hora de escolher o produto ideal.

Para os apaixonados pela bebida, buscar pelo Selo de Qualidade nas embalagens é ter garantia de segurança, sem surpresas negativas e irregularidades. Já para as empresas, além de conquistar a fidelidade do cliente, é uma forma de se diferenciar das demais marcas concorrentes.

Isso é possível graças ao alto padrão de fiscalização do PQC. Ademais da certificação dos produtos, a empresa é auditada quanto às boas práticas de fabricação de todo o processo de industrialização, o que garante consistência. Uma vez dentro do programa, a empresa é constantemente monitorada, podendo ser retirada caso não haja comprometimento em manter o nível do café.

Leia mais – Como vender café certificado com valores agregados?

Excelência na certificação de cafés

Criado em 2004, o PQC é o único que atesta o produto final e que garante qualidade tanto do processo quanto do produto. Consolida-se como elo de confiança entre a indústria e os consumidores e pretende avançar sobre as questões básicas para uma verdadeira oferta de produtos qualificados.

A ABIC acredita que diferenciar e certificar o café por categorias de qualidade permite que o consumidor identifique e escolha o sabor que mais lhe agrada. Por esse motivo, segmentou a classificação em quatro categorias: Gourmet, Superior, Tradicional e Extraforte, com o objetivo de pontuar os diferentes tipos de café e as suas qualidades. Cada categoria apresenta características sensoriais diferentes que são avaliadas e aprovadas por um grupo de provadores especializados.

Acesse o Jornal do Café e fique por dentro das novidades sobre a ABIC

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: