ABIC marca presença na Rio Coffee Nation para mostrar como os consumidores podem reconhecer a qualidade do café

Além de um estande exclusivo da Associação, o evento contou com a palestra da Monica Pinto, Coordenadora de Projetos, que abordou temas como qualidade, certificação e indústria.

Crédito: Usina da Comunicação
25/10/2021
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A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) esteve presente na segunda edição da Rio Coffee Nation, evento exclusivamente dedicado ao segmento de cafés especiais e orgânicos, que aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro no Rio de Janeiro, na Casa França-Brasil. Além de um estande exclusivo, Monica Pinto, Coordenadora de Projetos da ABIC, ministrou uma palestra cujo tema foi “Como reconhecer a qualidade do seu café”. O Jornal do Café esteve in loco e fez uma cobertura completa da apresentação para os seus leitores.

Monica iniciou o painel exaltando a versatilidade do café e a forma como a bebida é amplamente consumida em território nacional. Além de estar presente em vários momentos do cotidiano, a bebida possui inúmeros benefícios para a saúde, dá energia e gera aconchego. Durante os meses de isolamento social e home office, o café foi companheiro e ajudou a manter a concentração dos brasileiros. 

Equipe da ABIC na Rio Coffee Nation. Crédito: Usina da Comunicação

Café: indústria forte do Brasil

O lado econômico do grão também ganhou destaque, afinal  ele não é só uma bebida ou apenas um alimento. O café move uma cadeia e gera empregos. A Coordenadora de Projetos enfatizou a necessidade de pensar no grão muito além da bebida. 

Um dos principais pontos abordados durante a palestra foi a força da indústria cafeeira nacional, afinal, 1/3 do café consumido no mundo vem do Brasil. Hoje, o café se tornou uma experiência, motivo pelo qual existem tipos para todos os gostos. “Para que a qualidade chegue até o consumidor, toda a cadeia precisa estar comprometida”, explicou Monica.

Etapas que definem o sabor da bebida

Ela ainda mostrou que o país possui uma diversidade enorme de blends e ressaltou como a forma de preparo pode alterar o sabor final da bebida. Entre as principais etapas que interferem no gosto, estão: blend, torra, moagem, embalagem e preparo. De todas elas, a torra é a mais significativa, pois é através dela que acontece a mágica responsável por extrair os principais atributos do café.

Certificação: como escolher cafés de qualidade?

O ponto alto da apresentação explicitou, de forma objetiva e didática, como o consumidor pode reconhecer que o produto a ser adquirido  é 100% composto de café e possui qualidade. Buscar pelas certificações na embalagem do café é a principal forma de garantir o consumo de alimentos seguros. Monica mostrou o vasto portfólio de certificações da ABIC (Pureza, Qualidade, Sustentabilidade, Cápsula e Cafeteria) e detalhou a funcionalidade de cada uma delas. A campanha de marketing da entidade, que conta com a participação da atriz Carolina Ferraz, também foi exibida.

“A ABIC certifica o café que o consumidor toma. São mais de 5.000 análises feitas por ano. Promovemos a educação pelo consumo e a segurança do alimento. Vocês podem me perguntar qual é o melhor café, e eu vou responder que ele não existe. O melhor café é aquele que atende o seu paladar no momento do consumo. O que existe de fato são critérios cuja finalidade é garantir que o produto esteja em conformidade com as regras de segurança exigidas pela ABIC”, pontuou.

Ela também falou sobre o aplicativo ABICafé e como ele pode auxiliar as pessoas na hora da escolha. Basta baixá-lo na loja de aplicativos do seu smartphone, apontar a câmera para o QR Code da embalagem e identificar se aquele café possui ou não alguma certificação da ABIC. Monica finalizou a palestra explicando que a Associação trabalha para melhorar e desenvolver a indústria nacional e, incansavelmente, defender o consumidor. 

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Redação: Usina da Comunicação

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